Montagens na orla estão sendo alvos de rigorosa fiscalização de órgão municipal
A entrega de alvarás para camarotes do Carnaval na capital está suspensa até que os responsáveis pelos espaços se adequem às exigências da prefeitura. A principal reclamação é em relação a tapumes sobre o calçadão e à ciclovia da nova orla da Barra, inaugurada dia 23 de dezembro.
Dois camarotes foram notificados, um próximo ao clube Espanhol e outro na praça Orugan, por ocuparem o espaço da ciclovia. Eles terão o prazo até a 0h desta sexta-feira, 8, para adequarem a montagem das estruturas.
A distância mínima exigida que a estrutura deve ter da ciclovia, segundo o diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), Murilo Aguiar, é de 1,2 m, o que visa garantir a circulação de pedestres. As multas para quem descumprir variam de R$ 300 a R$ 7 mil, dependendo do tamanho e da estrutura do camarote.
O diretor da Sucom, informa que já foram solicitadas 15 licenças para a instalação de camarotes. Ano passado, 30 a 35 camarotes foram erguidos no circuito Barra-Ondina. "Itens como estrutura, segurança, saídas de emergência, sinalização, equipamentos de combate a incêndio e brigadistas, a depender do tamanho do camarote, são fiscalizados", disse o gestor.
A diretora executiva da Premium Entretenimento, realizadora do Camarote Salvador, Luciana Vilas Boas, afirma que não há grandes mudanças no que é exigido para obtenção do alvará. "Todos os anos atendemos ao que é solicitado pela Sucom", diz.
Segurança
As principais exigências para obter o alvará são: ter um engenheiro ou arquiteto responsável, apresentação de projeto técnico e de estruturas tubulares e arquitetônicas, plano de emergência em situações de incêndio e pânico, além de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. "Os responsáveis assinam, também, termo para recomposição de qualquer dano ao patrimônio público", completa o diretor da Sucom.
Para o engenheiro civil Armando Machado a maior preocupação deve ser com o cálculo da carga que a estrutura precisa suportar. "Um cálculo errado pode gerar desequilíbrio e promover a ruína da estrutura, por isso é importante a iniciativa da fiscalização, mas normalmente as empresas contratadas já têm experiência", afirma o especialista.
O engenheiro eletricista Sérvulo Ramos alerta que o camarote deve ficar afastado 1,5 m da rede elétrica. "O projeto elétrico deve levantar a carga e dimensionar condutores, tomadas, disjuntores, gerador e aterramento de estruturas metálicas. A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar projeção contra a rede elétrica", aponta.