Os fiéis terão nesta terça-feira, 12, a reflexão conduzida pelo monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade
Nesta terça-feira, 12, católicos seguem para a sexta noite do novenário de preparação para a festa do Senhor do Bonfim, que será realizada nesta quinta, 14, com a já tradicional lavagem do adro da Basílica dedicada ao santo, na Cidade Baixa.
Este ano, o tema da lavagem será Celebrando o Ano Santo da Misericórdia, subiremos a Colina Sagrada para encontrar Jesus, o Senhor do Bonfim, Rosto Misericordioso do Pai".
Nesta edição, a festa vai coincidir com as celebrações do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, ano santo católico instituído pelo papa Francisco, que prevê perdão aos arrependidos pelos pecados.
Uma das maiores novidades da lavagem de 2016 é a abertura da Porta da Misericórdia, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na qual os fiéis poderão passar por ela para pedir perdão pelos pecados.
A instalação das Portas da Misericórdia faz parte das ações do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, iniciado em dezembro do ano passado, quando a igreja celebrou a festa da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
Na ocasião, foi aberta pelo papa Francisco a Porta Santa, localizada na Basílica de São Pedro, em Roma. A cerimônia é figurativa e simboliza a intenção de que todas as arquidioceses do mundo abram suas portas aos fiéis.
Três pedidos
Por causa do apelo profano, o momento de maior destaque da festa se dá durante a lavagem. No entanto, a programação religiosa da Festa do Bonfim, na capital baiana, começou desde o último dia 7 e segue até o dia 17, quando ocorre a procissão dos Três Pedidos.
A caminhada, que encerra oficialmente os festejos ao Senhor do Bonfim, parte da Igreja dos Mares, às 16h, e segue até a Colina Sagrada.
Realizada pela primeira vez no ano de 1740, após a imagem do Senhor do Bonfim ser introduzida em Salvador pelas mãos do capitão de mar e guerra Theodózio Rodrigues de Faria, as homenagens acontecem sempre no segundo domingo após o dia 6 de janeiro - data em que a Igreja celebra a Festa de Reis.
Lavagem
No dia da lavagem, a caminhada, saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até o Bonfim tem início às 8h.
A partir das 9h, começa o show de músicas religiosas no adro da igreja do Bonfim que vai preparar o público para o momento da bênção concedida aos fiéis.
Às 12h, acontece a acolhida às baianas pelos membros da Irmandade e entrega das vassouras para a lavagem do adro da Basílica.