Houve troca de tiros durante a tentativa de assalto
O policial civil Josevaldo Conceição dos Santos, de 56 anos, e o adolescente Lucas Bezerra Monteiro, 17, trocaram tiros dentro de um ônibus da empresa Integra Salvador, que fazia a linha Lapa-Saboeiro, nesta terça-feira, 8, quando o jovem e um comparsa tentavam saquear os passageiros. A ação aconteceu, por volta das 13h30, na terceira passarela da avenida Bonocô, no sentido Iguatemi.
Baleado várias vezes no abdômen, Lucas morreu ao tentar descer do veículo. O policial também foi atingido no abdômen e segue internado no Hospital Geral do Estado (HGE), assim como os passageiros Luís Antônio Araújo dos Santos Filho e Carlos Luís da Silva Souza, baleados no tiroteio.
Conforme uma testemunha, antes de anunciarem o roubo, Lucas desconfiou que Josevaldo era policial e foi em sua direção com o revólver em punho.
"O outro estava no fundo e ele [Lucas] do meu lado. Se levantou e viu o policial e começou a perguntar: 'Você é policial? Você é policial?'. Aí o policial pegou a arma e eles se atracaram. Depois só ouvi os tiros", lembrou uma senhora, sob anonimato.
Desespero
O crime levou pânico aos passageiros, que, sem saber como agir, quebraram as janelas do ônibus e pularam. Alguns passaram mal e foram atendidos por agentes do Samu. Durante o levantamento cadavérico, Emerson de Jesus da Silva, 18, e mais dois homens foram detidos por policiais da Operação Gêmeos, sob o comando do major Edson Lima, e conduzidos ao Grupo Especial de Repressão a Roubo em Coletivos (Gerrc).
Ele estava com 46 pinos de cocaína e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Os outros homens foram liberados. Segundo o major, os três eram comparsas de Lucas e fazem parte da quadrilha do traficante identificado como Willian, chefe do tráfico da Travessa Siri-Siri, no Alto do Cruzeiro, em Cosme de Farias.
Conforme o major Edson Lima, Lucas já vinha, há algum tempo, realizando roubos a ônibus.