Moradores solicitam requalificação da Praça Mestre Bimba, localizada na Rua Oswaldo Cruz, em Amaralina. Segundo eles, o local servia de referência para os capoeiristas da cidade, mas por causa do abandono, se tornou apenas mais uma praça abandonada na cidade.
O capoeirista Sérgio Pinho, mais conhecido como Mestre Cabeludo, contou que desde 2014, luta para que a praça seja requalificada e continue sendo utilizada pelos capoeiristas da cidade. "Todos os anos, antes da formatura, os meus alunos fazem a manutenção da Praça. Não é possível que em meio à obra do Rio Vermelho, os órgãos competentes não percebam a necessidade de requalificação do local", lamenta.
O administrador Michel Chagas, 35, solicita mais iluminação e segurança no local, pois parte do monumento, em bronze, foi roubada. "Além da requalificação, é necessário reconhecimento do quão importante foi Mestre Bimba para o estado", conclui.
Através de assessoria de comunicação, a Secretaria Municipal de Manutenção (SEMAN), informa que fará uma avaliação e vistoria, da Praça Mestre Bimba, localizada na Rua Oswaldo Cruz, em Amaralina.
Quem foi Mestre Bimba?
Manoel dos Reis Machado (1900-1974), é conhecido no mundo da capoeira como Mestre Bimba, por criar toques de berimbau específicos para cada tipo de jogo, inovar nos rituais próprios da roda e dando a oportunidade para o aprendizado e pratica a homens, meninos e mulheres, das diferentes origens étnicas e sociais, com o seu Centro de Cultura Física e Luta.
Mestre Bimba conquistou a descriminalização da pratica do Jogo da Capoeira através da sua obra "A Capoeira Regional". Atualmente a Capoeira é praticada em mais de 160 países dos 5 continentes, sendo a maior embaixatriz do Brasil no exterior, e o maior veiculo de difusão da língua portuguesa no mundo.