Em homenagem à participação da Marinha do Brasil na Batalha Naval do Riachuelo, que completou 151 anos no dia 11 e foi realizada durante a Guerra do Paraguai, o Porto de Salvador recebeu quatro embarcações de guerra abertas à visitação gratuita. Nos dois dias de exposição, sábado e domingo, cerca de 3 mil visitantes conferiram as instalações dos navios.
As embarcações - as fragatas Constituição, União e Rademaker e o navio Almirante Sabóia - participam, desde o dia 06 até 22 de junho, da operação Tropicalex 2016, que acontece no estado. "O esquema é focado no treinamento da tripulação e atua na área marítima entre Bahia e Rio de Janeiro", explica o Capitão-Tenente Paulo Sérgio.
Durante o final de semana, o movimento no cais do Porto foi especialmente marcado pela animação de um público específico. Crianças e adolescentes não conseguiam disfarçar a surpresa com a dimensão das embarcações.
"Meu pai serviu na Marinha e me trouxe para me influenciar", diz o estudante Bruno de Souza, 16, sobre o pai Marcelo de Souza, 43. Animado com a frota, o jovem começa a pensar no futuro profissional.
Além de homenagear a Batalha, a visitação teve como objetivo atrair jovens para o serviço na Marinha. A frota segue, na segunda, para o Espírito Santo.