Servidores do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), mais conhecido como Hospital das Clínicas, que fica no Canela, e a Maternidade Climério de Oliveira, em Nazaré, realizam uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 21, na porta das unidades que são ligadas à Universidade Federal da Bahia (Ufba).
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Sintsef-BA), o protesto começou por volta das 8h30 e os manifestantes permanecem no local para participarem de uma reunião que iniciaria por volta das 11h30.
Em greve desde quarta-feira, 20, a categoria reinvidica regime de plantão de 12x36 horas de trabalho diurno; revisão do plano de carreira, cargos e salários, com destaque para titulação e progressão; implantação da Previdência complementar; dois dias anuais de abono; abono de dias para acompanhamento de dependentes; entre outras reivindicações.
O sindicato assegura que pelo menos 30% do efetivo será mantido, com exceção da UTI neonatal onde o quadro dos empregados será mantido em 100%, para assegurar o atendimento aos pacientes.
Segundo o Sintsef-BA, o movimento é nacional e influenciado pelo impasse nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017. Os funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) solicitam requisitos como, a reposição da inflação de 10,36%, desde março do ano passado até fevereiro desse ano, além do ganho real nos salários e benefícios.
O Portal A TARDE tentou contato com as assessorias da Maternidade Climério de Oliveira e do Hospital das Clínicas, mas não conseguiu até a publicação desta matéria.