O ponto alto da Lavagem do Bonfim, que é a chegada do cortejo das baianas na Colina Sagrada, está previsto para às 12h
Um trajeto de oito quilômetros equivale à 1/4 de uma maratona. Este caminho será percorrido por baianos e turistas a partir das 8h desta quinta-feira, 12, na Lavagem do Bonfim. Para alguns, a caminhada entre os bairros do Comércio e Bonfim é de oração. Para outros, é sinônimo de diversão.
Festa até as 18h
O ponto alto da Lavagem do Bonfim, que é a chegada do cortejo das baianas na Colina Sagrada, está previsto para às 12h. Nesse momento é quando elas pegam as vassouras e lavam escadarias e adro da igreja. E para quem perdeu o rumo e a hora, a Imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica para veneração pública dos fiéis até as 18h
Seja lá qual for o espírito, vale a pena prestar atenção não só na lavagem das escadarias da igreja, mas também no trajeto que liga as duas basílicas: tem paisagens bonitas, lugares interessantes e histórias de vida que contam um pouco sobre a riqueza e diversidade de um dos eventos mais importantes do calendário de festas populares do estado.
E foi pensando em quem vai encarar este percurso que a equipe de reportagem de A TARDE percorreu, nesta quarta, 11, todo o trajeto do cortejo e preparou uma série de dicas de onde comer, beber e descansar durante a peregrinação (CLIQUE AQUI E CONFIRA NO INFOGRÁFICO).
Fique atento!
As agências bancárias, lojas e postos do SAC e do Simm que estão localizados nos bairros que fazem parte do percurso da Lavagem do Bonfim não funcionam nesta quinta
Então, separe uma roupa leve – de preferência da cor branca, como manda a tradição –, um calçado confortável, chapéu e o protetor solar e se prepare para a diversão na festa que serve como “aquecimento” para o Carnaval.
