Animais resgatados foram devolvidos aos manguezais no Litoral Norte do estado
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) resgatou mais de mil caranguejos-uçá (Ucides cordatus) durante uma operação de fiscalização realizada nesta quarta-feira, 21.
A ação tem o objetivo de coibir a comercialização de caranguejos e lagostas no período reprodutivo. A multa é de R$ 700, com acréscimo de R$ 20 por quilo ou fração do produto da pescaria.
Duas equipes técnicas do Inema e uma guarnição da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) percorreram os boxes do Mercado de Água de Meninos, das feiras de São Joaquim e Itapuã. Os animais resgatados foram devolvidos aos manguezais no Litoral Norte do estado.
Durante o período reprodutivo do caranguejo-uçá, os machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à pesca predatória.
A operação do Inema visa o cumprimento da Instrução Normativa Interministerial nº 6/2017, que estabelece medidas de proteção ao caranguejo-uçá na época em que ocorre sua reprodução.