O movimento de retorno do feriadão de Semana Santa foi intenso no sistema Ferryboat. A assessoria de comunicação da Internacional Travessias, empresa que opera o serviço, estimou que, no final da tarde deste domingo, 1º, o tempo de espera para pedestres foi de duas horas na fila do Terminal de Bom Despacho. Já os motoristas, aguardaram três horas para embarcar a Salvador.
De acordo com a assessoria, desde o dia 29 do mês passado até este domingo, os cinco ferries do sistema atenderam à previsão de demanda de 91 mil pessoas e 14 mil veículos. As embarcações funcionaram em esquema de 24 horas neste domingo.
Ainda no transporte marítimo, no terminal náutico de Salvador, o movimento de retorno de passageiros foi tranquilo. As lanchas operaram a cada 30 minutos, saindo do Terminal Náutico de Mar-Grande, na Ilha de Itaparica, sentido Salvador.
No Terminal Rodoviário de Salvador, o movimento de chegada de passageiros também foi tranquilo. Segundo Abdul Ramid, coordenador de fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba), a expectativa é que o movimento de retorno do feriadão se intensifique pela manhã de hoje, quando, segundo ele, a maior parte dos passageiros retorna à capital.
A Agerba estimou que 90 mil pessoas utilizaram o serviço de ônibus para viajar no feriadão de Semana Santa. Para atender a esse público, foram disponibilizados 300 horários extras, além dos 540 habituais,
Estradas
O movimento de retorno à capital pelas estradas foi intenso na BR-324. De acordo com informações da ViaBahia, concessionária que administra a rodovia, os motoristas enfrentaram, na noite de ontem, lentidão na altura dos municípios de Santo Estevão, Simões Filho e Santo Amaro.
Já na BA 099, a estrada da Linha Verde, a volta para Salvador foi tranquila.
*Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre