Em nota, a prefeitura de Salvador informou que durante a implantação do primeiro trecho do BRT serão retiradas nove árvores que estão mortas, 15 precisam ser podadas, 154 suprimidas e 159 transplantadas.
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E que, em função da retirada dos vegetais, haverá uma compensação com o plantio, durante dois anos, de duas mil mudas de árvores exóticas e nativas da mata atlântica, com altura de 2,5 metros e diâmetro à altura do peito (DAP) de, no mínimo, oito centímetros.
“Essa compensação será feita pelo Consórcio BRT, que irá executar o projeto paisagístico com monitoramento da prefeitura. As árvores transplantadas e plantadas terão como destino o Parque da Cidade e vias urbanas da cidade, o que será definido pela Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis)”, diz.
A prefeitura afirmou ainda que o sistema do BRT, em seu primeiro trecho, terá 2,9 km de extensão e beneficiará 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h.
“Os tempos de percurso serão reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação. Isso porque esse novo meio de transporte vai trafegar por vias próprias e segregadas, que contarão ainda com ciclovias, viadutos e elevados”, explana.