Confira as notícias mais importantes que aconteceram no ano de 2018 em Salvador.
Neste final de ano, o portal do Jornal A Tarde destacou as notícias mais importantes que aconteceram pela cidade divulgadas aqui no site. Confira abaixo:
Janeiro
Fila do TRE
A fila se deu devido ao recadastramento biométrico obrigatório no título de eleitor e a espera chegou a ultrapassar mais de 18h.
No mês de janeiro, o recadastramento biométrico obrigatório levou uma grande quantidade de eleitores ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Com isso, as filas formadas chegaram a se estender para muito além das imediações da sede, localizada no Centro Administrativo (CAB). O tempo de espera chegou a ultrapassar 18 horas e foi possível encontrar desde a comercialização de bancos para se sentar, lanches e marmitas, a wi-fi e lugares avançados na fila. Apesar da correria, o órgão acabou aumentando o prazo da biometria, por não alcançar a meta pretendida.
Fevereiro
"Vai buscar Ivete ligeiro!"
Em 2018 foi a primeira vez em 24 anos que a cantora Ivete Sangalo não participou do carnaval de Salvador.
Em 2018, o carnaval de Salvador não contou com a animação de Ivete Sangalo. Com isso, a edição foi a primeira em 24 anos sem a participação da cantora. O motivo da ausência foi a gravidez das gêmeas Marina e Helena, que nasceram em meio a festa, no dia 10. Apesar disso, Ivete não ficou totalmente de fora do carnaval. Máscaras com o seu rosto estão foram distribuídas pelos circuitos e diversos artistas homenagearam a cantora e suas filhas, a exemplo do cantor Márcio Victor, que decidiu se fantasiar como ela.
Março
Último show do Rappa em Salvador
Com mais de 20 anos de carreira, a banda 'O Rappa' escolheu a cidade de Salvador para fazer a última apresentação do grupo.
No dia 23, aconteceu a última apresentação do grupo o Rappa em Salvador. Com mais de 20 anos de estrada, a banda lançou 11 álbuns e vendeu mais de 20 milhões de discos, além de ter conquistado um número recorde de prêmios em videoclipes e diversos discos de ouro, platina e diamante.
Abril
Acidente com guard rail
O acidente ocorreu após a assistente social Ana Carolina de Andrade Soares atingir a estrutura metálica que acabou atravessando o carro.
A assistente social Ana Carolina de Andrade Soares, de 32 anos, morreu no dia 3, após o carro que dirigia, atingir uma estrutura metálica (guard rail), na avenida Paralela, próximo a estação de metrô do Bairro da Paz. O acidente causou grande comoção em Salvador, principalmente, devido a presença do marido e do filho de Ana, que ,na época tinha apenas três meses. Dramático, o resgate da criança acabou sendo realizado pelo funcionário do metrô, Erik Mascarenhas, que graças ao curso de socorrista profissional que tinha, retirou o bebê do carro e realizou manobras para desobstruir suas vias aéreas. O caso ainda é investigado pela 12ª Delegacia, no bairro de Itapuã.
Maio
Salvador para devido a greve dos caminhoneiros
A greve aconteceu devido a reivindicação na redução do preço dos combustíveis e a paralização atingiu diversos setores no país.
Em maio, caminhoneiros em todo o país iniciaram uma greve para reivindicar a redução do preço nos combustíveis, entre outros direitos. O movimento durou cerca de 11 dias e causou uma crise de desabastecimento que atingiu inclusive, a capital baiana. Com isso, a frota de ônibus em Salvador chegou a operar por demanda, diversas instituições de ensino tiveram suas aulas canceladas e deixou 30% dos postos sem gasolina.
Junho'
Garoto é impedido de lanchar em shopping
O caso do menino que foi impedido por um segurança de um shopping de Salvador causou comoção e revolta na internet.
No mês de junho, o caso de um menino que foi impedido de comer em um shopping de Salvador por um segurança, ganhou grande repercussão em todo o país. Somente na manhã da terça-feira, 12, um dia após o episódio acontecer, a gravação que mostra o empresário Kaique Sofredine tentando comprar um lanche para o garoto e sendo proibido pelo funcionário, já tinha sido assistida por 8,9 milhões de pessoas e compartilhada mais de 400 mil vezes. O segurança foi afastado. Já o menino, que havia deixado a escola, voltou a frequentar o lugar e chegou a participar de ações sociais. Um inquérito aberto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) investiga o caso.
Julho
Incêndio atinge a Assembleia Legislativa da Bahia
O incêndio de grandes proporções chegou a atingir pavimentos da sala de ex-deputados e da União de Vereadores da Bahia.
Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia no dia 28 de julho deste ano. As chamas que começaram no terceiro andar do prédio, foram devidos a uma obra que estava acontecendo no local. No mesmo pavimento também funcionava a sala de ex-deputados da casa e da União de Vereadores da Bahia.
Agosto
Linha com cerol causa morte de motociclista no antigo Aeroclube
O motociclista João Arcângelo teve a garganta cortada por uma linha de pipa com cerol.
O motociclista João Arcângelo Rend morreu no dia 27 de agosto após ter a garganta cortada por uma linha de pipa com cerol na Avenida Octávio Mangabeira, nas proximidades do antigo Aeroclube. A morte do motociclista retomou o debate sobre o uso do cerol nas linhas e a fiscalização nas áreas onde acontece a prática de soltar pipas.
Setembro
Incêndio de grandes proporções atinge casarões na Baixa de Sapateiros
O incêndio atingiu dois casarões e o desabamento causou a morte de um idoso de 85 anos.
No início de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiram dois casarões localizados na avenida J.J Seabra, na Baixa dos Sapateiros. As chamas chegaram a atingir imóveis que abrigavam cinco estabelecimentos no local. José Hunaldo Moura de Carvalho, de 85 anos e um dos proprietários dos imóveis, morreu entre os escombros durante o desabamento. Seu corpo foi localizado após mais de 25 horas de operação. No mesmo período, um grande incêndio também atingiu e destruiu parte do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
Outubro
Mestre Moa do Katendê é morto a facadas após discussão política
O mestre Moa do Katendê foi morto com 12 facadas após uma discussão política no bairro do Engenho Velho de Brotas.
No período das eleições no Brasil, o mestre de capoeira e compositor Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi morto a facadas após uma discussão política no Bar do João, no Engenho Velho de Brotas. O autor do crime, Paulo Sérgio Ferreira de Santana, não teria concordado com a posição política de Moa e desferiu 12 facadas na vítima. O suspeito foi preso e confessou o crime à polícia. A morte do mestre causou revolta e diversas manifestações pelo país.
Novembro
Boi foge de parque e morre afogado na praia de Stella Maris
O boi fugiu durante a Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições. O animal chegou a parar no aeroporto de Salvador e depois foi encontrado na praia de Stella Maris
Um boi da raça Nelore fugiu da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro) que estava sendo realizada no Parque de Exposições, em Salvador e morreu afogado na praia de Stella Maris. O animal teria desaparecido por 5 dias quando foi avistado no aeroporto da capital, onde acabou fugindo novamente, parando na praia de Stella Maris. Salva-vidas e surfistas tentaram resgatar o boi, mas ele acabou morrendo por afogamento.
Dezembro
Mãe Stella de Oxóssi morre aos 93 anos
A mais importante ialorixá e sacerdotisa do Ilê Axé Opó Afonjá estava internada desde o dia 14 de dezembro devido uma infecção.
A mais importante ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, Mãe Stella de Oxóssi morreu aos 93 anos na última quinta-feira, 27, em Santo Antônio de Jesus. A sacerdotisa estava internada desde o dia 14 de dezembro devido a uma infecção.
Graduada em Farmácia pela Escola Bahiana de Medicina, em 2009, ela recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). No ano de 2013, foi eleita imortal da Academia de Letras da Bahia onde ocupa a cadeira 33 (Poltrona de Castro Alves). Mãe Stella também foi autora de seis livros.
*Sob supervisão de Lhays Feliciano