Sistema de drenagem da avenida também foi refeito | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Com investimento de R$ 4 milhões, a Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira, 26, a requalificação da Avenida Edgard Santos, que liga a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) aos bairros que compreendem a região do Cabula. Segundo a gestão municipal, a intervenção envolve a criação de novos acessos para motoristas, passageiros e pedestres.
A obra teve duração de seis meses. Com projeto elaborado pela Transalvador, as intervenções foram executadas para a melhoria da infraestrutura e mobilidade à região, dando mais fluidez ao tráfego e qualidade de vida aos pedestres. "Fizemos uma obra completa, que traz não só uma nova base para esta via, mas também um traçado que vai facilitar a fluidez do trânsito aqui em toda região", disse o prefeito ACM Neto, ressaltando que a soma do investimento chega a R$ 7 milhões levando em consideração as demais intervenções na cidade.
O sistema de drenagem da avenida também foi refeito, acabando com os constantes alagamentos em períodos de chuva."A gente se preocupa com a questão da infraestrutura, ou seja, de resolver o problerma como um todo, de base, sub-base, de resolver o problema da drenagem, para evitar os alagamentos nas épocas de chuva e, claro, conciliar tudo isso à solução de mobilidade", declarou Neto em coletiva à imprensa.
Além disso, os dois sentidos da via ganharam mais uma faixa para circulação de veículos, entre o viaduto de Narandiba e o acesso ao Doron, após redução do canteiro central. A pista, portanto, ficou mais adequada para atender ao atual volume de tráfego da localidade.
"É uma obra importante para a região, que sofria bastante com problemas de mobilidade e, com a chegada do metrô, os problemas acabaram se agravando, porque, como tem uma estação na entrada de Narandiba, muita gente nos horários de pico desembarcava ali e acabava não tendo local para atravessar. O próprio transporte complementar teve aumento no seu volume, o que complicou ainda mais", ressaltou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller.
Em frente à Coelba, foi criado outro ponto de ônibus com baia para abrigar melhor os passageiros. A lista de melhorias ainda envolveu a instalação de semáforo, implantação de faixa para passagem de pedestres, melhoria nos passeios e requalificação asfáltica dos cerca de 5km da avenida.
Novo acesso
Atendendo a solicitações antigas da comunidade local, também foi criado um novo acesso ao Doron pela Edgard Santos, nas proximidades do condomínio Solar do Parque. Vale ressaltar que a saída do conjunto para a Paralela foi melhorada. Com isso, não haverá a necessidade de passar pela rotatória de Narandiba, também conhecida como rotatória do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira.
No entorno da rotatória, inclusive, foi feita a ampliação dos pontos de ônibus, construção de novas baias, criação de travessia segura de pedestres com a implantação de uma faixa elevada e a ampliação com organização dos estacionamentos públicos. O projeto de requalificação da Edgard Santos também envolveu a reforma da quadra de esportes, instalação de equipamentos públicos de ginástica e lazer, assim como o reordenamento dos comerciantes informais que atuam no local.