A operação só deverá ser finalizada nesta sexta-feira, 24 | Foto: Divulgação | Secom
Duas edificações que ficam ao lado do prédio que desabou na Travessa Isabel Souto, no bairro de Narandiba, em Salvador, nesta quinta-feira, 23, começaram a ser demolidas. O procedimento iniciado no fim da tarde só deve ser finalizado nesta sexta, 24.
Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), ainda não há como dizer com precisão a quantidade de imóveis que serão demolidos. O órgão deve continuar avaliando as edificações próximas ao prédio que desabou.
As estruturas estão sendo demolidas pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), conforme solicitação da Codesal. A área foi toda isolada pela Codesal desde o desabamento. Ninguém ficou ferido.
Prédio condenado
Nos dias 15 e 17, equipes da Codesal estiveram no local e condenaram toda a estrutura por apresentar patologias, como fissuras e oxidação de armaduras, com risco alto de desabamento. Por conta disso, o órgão determinou a evacuação do prédio.
A informação inicial é que os moradores eram locatários, já que o prédio pertencia a um homem que alugava os apartamentos. Um casal de idosos com dificuldade de locomoção, que ficou desabrigado, foi atendido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e encaminhado para Unidade de Acolhimento Institucional da Ribeira.
Além da equipe técnica da Sedur, Codesal e Sempre, foram mobilizados representantes da Secretaria de Manutenção (Seman), Prefeitura-Bairro, Limpurb, Diretoria de Iluminação, agentes da Guarda Municipal, policiais militares, bombeiros e funcionários da Coelba.
Chuva continua
Mesmo depois do susto, o alerta na região continua, já que as chuvas devem perdurar na sexta, e permanecer até o sábado, 25. Até o início da noite desta quinta, 23, foram 245 ocorrências. A Defesa Civil orienta para que, em caso de emergência, o cidadão ligue para o telefone 156.
Os bairros do Caminho das Árvores, Plataforma, Praia Grande, Itapuã, Mussurunga e Pituaçu foram os que apresentaram maior volume de chuva nas últimas horas em Salvador. Em Itapuã, um mutirão foi realizado por órgãos da prefeitura para atender os prejuízos causados pelas chuvas, na quarta, 22, nas comunidades da Baixa da Soronha e avenida Sampaio.
A Sempre já realizou 304 cadastros para recebimento de auxílio emergência das famílias afetadas pelas chuvas nessas duas áreas de Itapuã. O recurso financeiro possui valor de até três salários mínimos, pago em parcela única.