Bairro registra 195 casos de Covid-19, sendo 126 identificados na última semana | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE
Um dia depois de anunciar medidas restritivas nos bairros de Itapuã e São Caetano, que entram em vigor hoje, o prefeito ACM Neto anunciou, na manhã de ontem, que o bairro de Sussuarana também contará com medidas regionalizadas no combate ao novo coronavírus, a partir de amanhã. O anúncio foi feito durante a entrega de uma obra de requalificação da Avenida Ulysses Guimarães, em Sussuarana. Na oportunidade, o prefeito anunciou também, a prorrogação das ações restritivas, por mais sete dias, no bairro de Periperi.
Passando a integrar a lista de locais com medidas regionalizadas, o bairro de Sussuarana possui um total de 195 casos da Covid-19, sendo que 182 foram registrados nos últimos 30 dias e 126, apenas na última semana. Com a inserção do local, agora Salvador conta com nove bairros com medidas regionalizadas, são eles: Sussuarana, Paripe, Periperi, Pernambués, Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, São Marcos, Itapuã e São Caetano.
De acordo com o prefeito, ele aproveitou a ida ao bairro de Sussuarana para conversar com moradores, sobre as medidas que vão se iniciar. “Aproveitamos essa oportunidade para conversar, mais de perto, com os moradores aqui de Sussuarana e avisar sobre o início dessas ações de proteção à vida por parte da Prefeitura. Dentro desse prazo de sete dias, esperamos que seja possível alcançar os resultados esperados e que esta presença municipal aqui possa ser bastante breve”, declarou ACM Neto.
Nos bairros com ações, durante o período do decreto, ficam permitidos somente o funcionamento de serviços tidos como essenciais, a exemplo dos supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde. Com validade inicial de sete dias, os decretos podem ser prorrogados, como aconteceu com Periperi, que já vai para a terceira semana com as ações regionalizadas.
“Estamos indo para terceira semana consecutiva de presença da prefeitura no bairro de Periperi. Era importante ter entrado no Subúrbio, como nós entramos. Periperi foi o segundo bairro do Subúrbio a entrar nas medidas protetivas, mas ainda há um número representativo de casos no bairro, então vamos estender a presença da prefeitura por mais sete dias na comunidade”, explicou o prefeito.
O gestor municipal destacou ainda que, com Sussuarana, a administração municipal fecha as ações nos bairros que registram maior número de casos de Covid-19 em Salvador. No entanto, o prefeito ressaltou que é possível que as medidas mais restritivas voltem a bairros que já passaram por estas ações em uma nova etapa do enfrentamento ao coronavírus.
As ações desenvolvidas pela prefeitura nos bairros com medidas, envolvem a distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes, higienização e desinfecção de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, além do apoio a instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência e Cras Itinerante.
Requalificação
A obra no trecho de 400m da Avenida Ulysses Guimarães, em Sussuarana, foi entregue na manhã de ontem, pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. A obra, que teve duração de seis meses, recebeu investimento de aproximadamente R$3,1 milhões.
"Esta é uma região bastante condensada e marcada por forte presença do comércio e de moradias. As pessoas sabem o quanto o congestionamento aqui havia se tornado uma marca em uma das vias mais demandadas da cidade. Agora, a dinâmica do trânsito será muito melhor e já traz mais qualidade de vida aos cidadãos, que vão gastar menos tempo no deslocamento para o trabalho e para casa", destacou o prefeito.
A intervenção realizou a construção de uma via marginal e a implantação de baias em dois pontos de ônibus. Para dar suporte ao alargamento da via, foi feita uma contenção ao lado de um barranco com 12 metros de altura em gabião, que é um tipo de muro utilizado para estabilizar encostas e taludes. No local, foram feitas também obras de melhorias na pavimentação e drenagem.
Respiradores
Durante o anúncio, o prefeito ACM Neto informou que Salvador recebeu 60 novos respiradores enviados pelo Governo Federal. No entanto, não foi informado para qual local serão encaminhados os aparelhos.
De acordo com o gestor municipal, o anúncio dos locais que devem receber os respiradores, deverá ocorrer nos próximos dias. Segundo ele, a chegada dos aparelhos vai possibilitar a ampliação do sistema de assistência à saúde em Salvador.
*Sob supervisão da jornalista Meire Oliveira