Outros 30% não devem reabrir por falta de capital de giro, afirma sindicato | Foto: Gilberto Junior | Ag. A TARDE
Cerca de 4,2 mil bares e restaurantes deverão abrir as portas em Salvador, nesta segunda-feira, 10, primeiro dia de retomada do segmento após quase cinco meses de atividades presenciais suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. De acordo com Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), o número corresponde a 70% dos seis mil estabelecimentos filiados à entidade.
O sindicato calcula que 30% dos bares e restaurantes da cidade não reabram nesta segunda pela falta de capital de giro. Segundo o presidente do SHRBS, Sílvio Pessoa, os empresários têm enfrentado dificuldades para conseguir disponibilidade de linha de crédito junto aos bancos, recursos que serviriam para arcar com aluguéis e contas de consumo.
Além de bares e restaurantes, estão autorizados a reabrir nesta segunda academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, bibliotecas, museus, galerias de arte e lanchonete. Todos os estabelecimentos precisam cumprir os protocolos divulgados pela Prefeitura.
Calçadas
Entre as medidas da Prefeitura para estimular a reabertura de bares e restaurantes na cidade está a liberação do uso do espaço público para colocação de mesas e cadeiras. Desde o último dia 24 de julho até esta segunda, 10, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) recebeu 73 solicitações, sendo que 30 processos foram autorizados.