Psicomotricidade incentiva a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança
O mercado de trabalho para o profissional de Psicomotricidade, ciência dedicada ao estudo do corpo com relação ao movimento, o intelecto e o afeto, será tema da próxima edição do Webinar Pós UJ. O evento acontece gratuitamente nesta quinta-feira, 3, às 19h.
Os interessados podem se escrever através do site do debate. Apesar do termo “psicomotricidade” ter sido usado em 1870, a profissão do psicomotricista só foi regulamentada no Brasil em janeiro de 2019, através da lei federal nº 13.794. Os psicomotricistas podem atuar em hospitais, clínicas de reabilitação, creches, escolas e em empresas.
A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
Participam do debate a doutora em Ciências da Educação e psicomotricista Jeane Assunção, a fisioterapeuta e psicomotricista Jéssica Damasceno, a enfermeira no Hospital Sarah Kubitscheck, Kali Salgado; e a psicóloga e mestre em Família, Vera Lúcia Santos.
“Diante do cenário atual, existe uma necessidade urgente de preparar profissionais, tanto de educação quanto de saúde, que considerem o ser humano de forma integrada, que compreendam as relações e as influências recíprocas entre psiquismo e motricidade, que estimulem a consciência corporal e o contato do indivíduo consigo mesmo, com o outro e com o meio”, destaca a coordenadora da especialização em psicomotricidade da Unijorge e uma das palestrantes do evento, Jeane Assunção.