Mosquito é transmissor da dengue, zika e chikungunya | Foto: Arquivo | Agência Brasil
A Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti em Salvador inicia na próxima segunda-feira, 7 e segue até a próxima sexta-feira, 11, com foco para a prevenção às três doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya.
Entre as atividades programadas para a semana de estratégia estão inspeções vetoriais em praças, templos de religiões de matriz africana, hotéis e unidades de saúde; ação com auxílio de um chaveiro para abertura de imóveis fechados com possíveis focos.
Também estão previstas inspeções para retirada de materiais inservíveis em residências de acumuladores; mutirões de limpeza em bairros prioritários em parceria com a Limpurb; monitoramento em bueiros da cidade; além de ações educativas como panfletagem em locais de alta circulação de pessoas.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), durante toda a semana, os profissionais hrealizarão as ações em diversos bairros da cidade. Na próxima segunda-feira, 7, a partir das 8h, agentes de combate às endemias conjuntamente com profissionais da Limpurb realizarão um mutirão de limpeza para recolhimento de entulho e outros materiais inservíveis no Cassange.