O objetivo é atrair novos investidores, apresentando a estrutura industrial, o parque tecnológico e demais vantagens | Foto: Elói Corrêa | Goc-BA
Age de tal forma a fazer da tua prática uma máxima, viabilizando assim o bem para as pessoas das quais dependem as tuas decisões, especialmente em situações de dificuldade extrema. Esta diretriz define, com maior fidelidade, a criação de um grupo de trabalho, por iniciativa da equipe de gestores do governo estadual, como forma de buscar opções de redução de danos para os efeitos do fechamento da unidade baiana da fábrica de automóveis Ford.
A primeira reunião aconteceu um dia após o anúncio da multinacional, a fim de dar celeridade às iniciativas de emergência, com o objetivo do apoio incondicional aos trabalhadores atingidos. A reinserção no mercado, por meio do serviço Sine, teria prioridade, conforme anunciado oficialmente, com instituição de uma política de apoio voltada para colaboradores surpreendidos pela notícia do súbito afastamento.
O governador Rui Costa anunciou a criação do grupo, sem perda de tempo, a fim de unir empresários da indústria e trabalhadores, pois o prejuízo é geral, acrescido dos benefícios fiscais concedidos à indústria de automóveis. Não foi pequeno o investimento do Estado, ora convertido a zero, com a fuga da fábrica, pois somente nos últimos três anos a renúncia fiscal chegou a R$ 948 milhões, como contribuição para a Ford, sediada em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
O impacto do fechamento, calculou o governador, pode ser dimensionado pela lacuna mensal de R$ 500 milhões, montante resultante da soma dos ordenados dos trabalhadores mais as atividades indiretas da companhia. É de se lamentar, como pontuou Costa, a crescente desindustrialização do país, em razão do alto custo de produção para importação de insumos, incluindo aspectos referentes à tecnologia.
O objetivo, agora, é atrair novos investidores, apresentando a estrutura industrial, o parque tecnológico e demais vantagens oferecidas pela Bahia, em um trabalho iniciado com o envio de documentação a fabricantes de automóveis de outros países.