Prefeito Bruno Reis explicou próximas fases da imunização contra Covid-19 / Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE
A prefeitura de Salvador divulgou nesta quarta-feira, 3, como será feita a vacinação de trabalhadores de saúde ainda não imunizados e dos idosos entre 80 anos e 89 anos.
A vacinação dos trabalhadores de saúde será iniciada nesta quinta-feira, 4, e se estenderá até domingo, 7, em 16 pontos e quatro drive-thrus. "Temos mapeados 103 mil trabalhadores da saúde. Já vacinamos 55,5 mil, faltam portanto cerca de 48 mil", afirmou o prefeito Bruno Reis. Serão imunizados todos aqueles profissionais responsáveis pelo sistema de saúde, inclusive aqueles de setores administrativos, não apenas os atuantes na linha de frente do combate à Covid-19.
O profissional deverá verificar se o estabelecimento de saúde no qual trabalha o inscreveu no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Caso esteja cadastrado, o trabalhador deve ir, com o seu último contracheque, a um dos 16 pontos ou três drive-thrus (Parque de Exposições, Arena Fonte Nova e Centro de Convenções).
Os 16 pontos informados pela prefeitura são USF São José de Baixo - Distrito de Itapagipe, UBS Sete de Abril - Distrito de Pau da Lima, USF Dr. Carlos Santana - Distrito do Cabula, USF Pirajá - Distrito São Caetano/Valéria, UBS Nelson Piauhy Dourado - Distrito de Cajazeiras, USF Federação - Distrito Barra/Rio Vermelho, Centro de Saúde Virgílio de Carvalho - Distrito Centro Histórico, USF Vale do Matatu - Distrito de Brotas, USF Itapuã - Distrito de Itapuã, USF Resgate - Distrito Cabula/Beiru, USF Cajazeiras V - Distrito de Cajazeiras, USF Imbuí - Distrito da Boca do Rio, USF Colina de Periperi - Distrito do Subúrbio Ferroviário, CSU Castelo Branco - Distrito de Pau da Lima, Centro de Saúde Péricles Laranjeiras - Distrito São Caetano/Valéria, USF San Martin III - Distrito da Liberdade.
Outro drive-thru, que será montado na Faculdade Bahiana de Medicina de Brotas, será exclusivo para aqueles trabalhadores não cadastrados no CNES. Será possível verificar a inscrição pelo site da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 7h desta quinta. "Aquele trabalhador que não estiver com o nome no site deverá comparecer ao centro de vacinação que montamos para isso, com uma declaração do estabelecimento onde trabalha e uma declaração de próprio punho, onde se identifique como profissional de saúde", explicou o prefeito. O modelo de declaração também está disponível no site da pasta.
Já a vacinação dos idosos a partir dos 80 anos começará na próxima semana na capital. Na segunda-feira, 8, será a vez das pessoas com idade a partir de 85 anos. A partir da quinta-feira, 11, será iniciada a imunização daqueles com idade igual ou superior a 80 anos. Serão utilizados três drive-thrus - 5º Centro, Atacadão do Subúrbio e Parque de Exposições, este último exclusivo para idosos a partir de segunda. A vacina também poderá ser aplicada em quatro pontos (5º Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras/Jaguaripe e CSU Pernambués).
Assim como já ocorre com os idosos a partir de 90 anos, para este novo grupo também será necessário consultar uma lista no site Vacina Express. Se o nome do idoso não constar na relação, ele poderá se cadastrar no 5º Centro e já receber a vacina após o procedimento. São exigidos carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
Na mesma ferramenta, os idosos entre 80 e 89 anos poderão também agendar a imunização em domicílio. O prefeito anunciou que será ampliado de 70 para 100 o número de pessoas atendidas em casa, das quais 30 deverão ser idosos acamados.
Novos grupos
O prefeito reforçou a sua intenção de incluir os profissionais da Educação entre os grupos prioritários da primeira fase da vacinação, mas destacou que, para isso, depende de autorização do Ministério da Saúde, responsável pela definição daqueles aptos ao recebimento do imunizante em cada etapa.
Bruno disse que pretende retomar as aulas da rede municipal em fevereiro de forma online, e em março de maneira semipresencial, com metade das turmas presente nas escolas em cada dia. A definição, entretanto, deve sair após reunião na sexta-feira, 5, com o governador Rui Costa e outros prefeitos da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Lavagem
O chefe do Palácio Thomé de Souza também anunciou medidas que serão adotadas pela gestão municipal para evitar aglomerações nesta quinta, dia da Lavagem de Itapuã. Toda a celebração será feita de forma virtual, após acordo com autoridades religiosas.
A partir de 0h, fica a proibida a comercialização e consumo de bebidas na região. Não será permitida qualquer atividade que implique em emissão sonora, como o uso de carros de som. Da mesma forma, estão proibidos cortejos, carreatas e caminhadas, além da realização de eventos sociais, como festas, aniversários e casamentos, por exemplo.