As atividades consideradas ‘não essenciais’ serão encerradas a partir das 18h desta sexta-feira, até às 5h de segunda | Foto: Betto Jr | Secom
O comércio na capital baiana terá funcionamento restrito neste final de semana. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 25, em coletiva virtual envolvendo o governador Rui Costa (PT) e o prefeito Bruno Reis (DEM). O decreto prevê que apenas estabelecimentos que prestam serviços relacionados à saúde pública e que comercializam alimentos estarão autorizados a funcionar.
Todas as atividades consideradas ‘não essenciais’ serão encerradas a partir das 18h desta sexta-feira, 26, até 5h da próxima segunda, 1º. A suspensão ocorrerá de forma escalonada, com o intuito de facilitar o escoamento dos trabalhadores e evitar superlotação no transporte público. Sendo assim, o comércio de rua fechará às 17h. Bares e restaurantes encerram o funcionamento às 18h. Já os shoppings e centros comerciais deverão parar as operações às 20h.
Neste final de semana, também estará proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento da cidade, incluindo os mercados. As medidas serão monitoradas por policiais militares, civis, guardas municipais e agentes de fiscalização.
A restrição faz parte de mais uma ação para tentar conter o avanço da Covid-19, diante do atual cenário epidemiológico na capital baiana e em toda a Bahia. Segundo Bruno Reis, os números de ocupação das UPAs em Salvador, nas últimas 24h, superam o dobro do pico da primeira onda
O prefeito ainda reforçou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 não será afetada por com das restrições na cidade. A imunização foi retomada nesta quinta, 25, após a chegada de quase 30 mil doses de Oxford, tendo como público-alvo idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde.