Na UPA de Periperi, houve muita queixa de demora, atribuída à falta de plantonistas
A expectativa é de que até 550 pacientes possam ser atendidos diariamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região de influência da avenida San Martin, inaugurada na terça-feira, 10. Com funcionamento ininterrupto 24h, o serviço pertence ao Distrito Sanitário São Caetano/Valéria.
Localizada na rua do Forno, a unidade tem atendimento de urgência e emergência nas áreas de medicina clínica, pediátrica e ortopédica, odontologia, enfermagem, serviço social, nutrição, farmácia, apoio diagnóstico e bioimagem. O imóvel possui 1.500 m² de área construída, com 24 leitos nos serviços de reanimação, observação, pediatria e de isolamento.
O espaço conta também com salas de inaloterapia, administração de medicamentos, raio X, ecocardiograma, ultrassonografia, pequenos procedimentos, farmácia, laboratório e almoxarifado.
Samu ao lado
Em um espaço anexo ao da UPA, foi montada uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atender sobretudo à área de influência da San Martin e adjacências.
Na inauguração, o prefeito ACM Neto disse que "o alcance da obra extrapola os limites do bairro. A UPA San Martin vai servir como referência em atendimento de qualidade", prometeu.
Ainda de acordo com o prefeito, ao todo, serão aplicados mensalmente cerca de R$ 1,5 milhão para a manutenção do espaço. "A ideia é que, em caso de emergência, a população local não precise ir até um hospital do estado. Até o final do ano, pretendemos inaugurar mais sete unidades desse tipo", afirmou.
Conforme o secretário de saúde, José Antônio Alves, "ao todo, o distrito conta com 350 mil pessoas. Por conta disso, é tão importante manter uma unidade que preste um serviço de qualidade em casos de emergência".
A UPA San Martin é a segunda de urgência e emergência inaugurada nos últimos dois anos. Ao todo, Salvador conta com 10 unidades do gênero. Três destas são de responsabilidade da prefeitura municipal - situadas nos bairros de Periperi, Itapuã e Tancredo Neves.
Subúrbio
Enquanto a população das proximidades da avenida San Martin comemorava, quem precisou de assistência médica na Unidade de Pronto Atendimento de Periperi (Subúrbio) teve que esperar por, pelo menos, três horas, para conseguir atendimento.
A equipe de reportagem de A TARDE não foi autorizada a entrar no local mas, na porta, era possível notar uma fila que, segundo pacientes, começou a se formar às 8h. A demora se deu por conta da ausência de médicos, segundo eles. "Quando fui questionar a demora, me informaram que só um médico estava trabalhando pela manhã", disse a estudante Jéssica Barbosa, 22.
A também estudante Viviane Bispo, 18, que acompanhava o marido que sofria de forte dores nas costas, esperou por quase quatro horas para que ele fosse chamado para se submeter a triagem. "Já se passaram quase duas horas que ele passou pela triagem e ainda não foi chamado. Está tudo muito devagar", afirmou. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Município, a unidade conta com seis médicos que trabalham em regime de plantão (três clínicos gerais, dois pediatras e um ortopedista). O órgão assegurou que ontem, as atividades foram normais.