Em mais um dia da operação de cumprimento às denúncias realizadas pelos consumidores contra agências bancárias, em Salvador, o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), autuou nesta sexta-feira, 25, sete estabelecimentos: HSBC (Porto Seco Pirajá), Itaú (Paripe), Santander (Av. Sete de Setembro) e Banco do Brasil (Centro), Itaú (Baixa dos Sapateiros), Caixa Econômica Federal e Itaú (Liberdade).
As irregularidades constatadas pelos fiscais do órgão foram ausência de instalação de divisórias opacas entre os caixas de atendimento e de exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso no estabelecimento.
Além disso, as agências não mantêm em local visível a maquineta para retirada de senhas, não disponibilizam número mínimo de dois seguranças na área dos caixas 24 horas, não autenticam a senha do consumidor com o horário de atendimento final e não respeitam a lei dos 15 minutos.
O consumidor que se sentir lesado poderá comparecer a qualquer unidade do Procon ou encaminhar denúncia para o e-mail (denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br).
Hotéis notificados
A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promove durante todo o mês de abril fiscalização em hotéis de Salvador.
Até sexta, 17 estabelecimentos foram vistoriados, sendo 16 deles notificados para apresentação de informações sobre diárias e um foi notificado por não afixar cartaz sobre a Lei Antifumo (Lei 7.651/2009).