>> Colabore com relatos e fotos de viagem à Serra Catarinense
A edição do caderno de Turismo do jornal A TARDE desta quinta-feira, 17, apresenta uma sugestão de roteiro cultual em Porto Alegre inspirado no poeta Mário Quintana, que lá morou e buscava inspiração caminhando por suas ruas e praças. Poeta, tradutor e jornalista nascido em Alegrete, ele passou parte importante de sua vida na capital gaúcha, onde era uma figura muito conhecida e vista com frequência em lugares que povoam muitos dos seus versos.
Seguindo os "passos de Quintana", você visitará o ex-Hotel Magestic, onde ele morou e hoje é a Casa de Cultura Mário Quintana. Verá também o tradicional Mercado Público, um dos lugares que melhor traduzem a alma portoalegrense, o emblemático Parque da Redenção, a histórica Rua dos Andradas, o Rio Guaíba (com seus passeios de barco ao pôr-do-sol, o Teatro São Pedro, dentre outros atrativos.
Conheça mais um pouco da Velha Salvador - Cachoeira, apelidada de "a heroica", se transforma em sede do governo do estado por um dia (no próximo dia 25), uma transferência prevista na Lei Estadual 10.695/07. O 25 de junho é data magna da cidade porque em 1822 os cachoeiranos deram início às lutas pela independência da Bahia, que culminaram com o 2 de Julho.
Em 2008, a cidade abrigou pela primeira vez a sede do governo. Esta é apenas uma faceta do que representa para a história e cultura baianas esta cidade que, a exemplo de várias outras do entorno da "velha São Salvador" viu nascer os primeiros engenhos de cana do Brasil.
Aliás, o Recôncavo é talvez a região que melhor representa no Brasil a influência da cultura vinda da África no tempo colonial. Do ponto de vista arquitetônico, Cachoeira tem valor imestimável, não sendo a toa a programação de reformas de seu casario, notadamente através do programa Monumenta.
Situada no Recôncavo Baiano, às margens do Rio Paraguaçu, a cidade teve seu apogeu econômico nos séculos XVIII e XIX, quando seu porto era utilizado para escoamento da produção de açúcar e fumo para a Europa. Na Baía de Iguape, pertence ao município o conjunto religioso de São Francisco do Paraguaçu, um convento que, mesmo em ruínas, impressiona quem passa ao largo. O período junino coloca a cidade em evidência por seu animado São João, onde o forró e o samba-de-rora dominam o ambiente.