HOSPEDAGEM ALTERNATIVA - Geralmente, essas opções de hospedagem são vendidas por agências locais e as diárias custam, em média, US$ 70 (R$ 117,57) por pessoa. Site: www.bophelo.com.
A figurinista Mariana Vitale Costa, de 24 anos, optou por uma dessas hospedagens alternativas, só que na Europa. Durante uma temporada de cinco meses na Holanda, ela escolheu um local estratégico para se sentir como uma residente. Preferiu se hospedar em Utrecht, uma cidade a 30 quilômetros de Amsterdã, para poder pegar mais trens e conhecer outros costumes durante os deslocamentos. Resultado: depois de um mês em um albergue, conheceu um grupo de holandesas e alugou uma casa com elas. "Conheci locais que poucos visitam", conta.
ECOLÓGICOS - Curtir a natureza hospedado em um local onde a preservação é a palavra de ordem também agrada (muito) o turista slow. Para alguns, a preocupação com o meio ambiente é fundamental na hora de escolher onde ficar.
Luiz Majolo, de 34 anos, era um desses viajantes. Até que decidiu, há cinco anos, montar uma pousada, de acordo com os seus ideais. "Não usamos nada industrializado na cozinha, nem caldo de carne. Tudo é tirado da terra ou comprado na região", diz o dono da Ronco do Bugio (www.roncodobugio.com.br), em Piedade, no interior de São Paulo.
Segundo o empresário, a limpeza também é toda feita com produtos biodegradáveis. "Calculamos qual foi a produção de carbono de cada hóspede e plantamos árvores em uma área da pousada", explica.
O modelo Paulo Zulu, conhecido por seu estilo de vida saudável, segue a mesma linha de Majolo. Freqüentador da Praia Guarda do Embaú, em Santa Catarina, desde os anos 1980, ele decidiu fazer de lá seu recanto ecologicamente correto. "Antes, eu costumava alugar casas de pescadores. Mas, com o tempo, senti que queria ter algo meu por lá."
A pousada Zululand (www.zululand.com.br) fica no meio da mata e tem 11 bangalôs, com capacidade para receber até quatro pessoas. Para começar a trabalhar de uma forma mais sustentável, Zulu plantou árvores frutíferas e iniciou uma criação de galinhas. "Hoje, temos uma horta, de onde saem as verduras consumidas na pousada. Sou exemplo de um estilo de vida que deu certo", diz.