Os ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome assinaram nesta terça-feira (15) convênio que assegura recursos para a alimentação dos alunos de escolas públicas integrantes do programa Forças no Esporte.
Vamos acolher e garantir refeições de qualidade a 5 mil crianças e jovens de todo o país. Essa parceria ajuda a alcançar nosso principal objetivo, que é erradicar a fome e a desnutrição no país, disse o ministro Patrus Ananias.
O convênio prevê repasse de R$ 1,5 milhão pelo Ministério do Desenvolvimento Social, para que os alunos tenham garantidas duas refeições diárias, três vezes por semana, durante oito meses.
O ministro da Defesa, Waldir Pires, destacou a importância da parceria para ajudar todos os jovens que não dispõem de recursos, para que eles estejam bem alimentados para a prática de esportes.
O programa Forças no Esporte resulta de parceria entre os ministérios do Esporte e da Defesa e prevê atividades esportivas para crianças com idade de 7 a 17 anos, dentro dos quartéis da Marinha, Aeronáutica e Exército.
Raina Soares, que tem 16 anos e participa do programa há quatro, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, disse ter mais interesse pela escola agora: Percebi que com o estudo a gente consegue muita coisa. Meu sonho é ser jogadora de vôlei e atuar na seleção brasileira. Aqui eu tenho uma oportunidade.
E Ingrid Paloma Soares, de 13 anos, também há quatro anos no programa, contou que conseguiu conquistar um campeonato de jiu-jitsu em Brasília. É meu esporte preferido e foi a primeira competição que venci, depois de praticar no Grupamento, lembrou.