Cerca de 100 famílias de sem-teto invadiram um prédio durante esta madrugada na região central de São Paulo. O edifício fica na Rua Conselheiro Ramalho, nas proximidades da Rua Conselheiro Carrão, na Bela Vista. De acordo com os invasores, o imóvel, que tem seis andares, estava abandonado e com placa de aluga-se.
Conforme ainda os sem-teto, a polícia esteve no local e foi embora por volta das 6 horas. No entanto, os policiais voltaram e estariam tentando invadir o edifício. Eles não estão permitindo a entrada de água e alimentos para as famílias que lá permaneceram. Quem saiu para pegar comida também não pôde entrar. Os sem-teto alegam que até gás lacrimogêneo já foi atirado no interior do imóvel e que já teria uma pessoa ferida. A situação é muito tensa na área.
Outro empreendimento invadido por sem-teto esta madrugada foi um conjunto habitacional cujos imóveis são financiados pela Caixa Econômica Federal no Capão Redondo, extremo sul da capital paulista. A área foi ocupada por integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLL), que alegam que a construção do conjunto habitacional já se arrasta há três anos. Segundo eles, vários equipamentos que estavam ali já foram roubados.
As famílias afirmam que, com a invasão, pretendem chamar a atenção no sentido de abrir um canal de negociação com a Caixa Econômica Federal. As famílias reclamam que, apesar de a Caixa manter diversos programas habitacionais, nenhum deles é capaz de atender as pessoas que mais precisam, no caso aquelas com renda mensal de até três salários mínimos.