Um metrô de superfície em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), será planejado por meio de parceria assinada hoje entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a prefeitura da cidade de cerca de 600 mil habitantes (de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os estudos começaram há dois meses e os primeiros resultados serão apresentados quarta-feira numa reunião técnica. A idéia é que o metrô interligue as quatro regiões do município e haja a integração com ônibus e vans. "Nesta primeira fase, estamos avaliando alguns vetores, como o perfil do público, o transporte ideal, os impactos ambientais, o trajeto, tudo em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito", disse o coordenador-técnico do projeto, Eugênio Vertamatti.
Serão sete meses de pesquisa, com um investimento de cerca de R$ 240 mil. O custo do sistema de transporte urbano deve ser de U$ 79 milhões (R$ 141,8 milhões em valores de hoje), incluindo outras obras viárias e de modernização do transporte público. O dinheiro será pedido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).