Acompanhado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, visitou hoje (20) as obras de reforma de quatro edifícios e de construção de um conjunto habitacional, todos propriedade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que serão destinados para abrigar 575 famílias de baixa renda.
Os prédios ficam na região central da capital e a reforma é resultado de parceria entre o ministério, a prefeitura, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Um deles, de 1940, abrigou um hotel e a partir dos anos 90 foi invadido por famílias sem-teto.
"Já existem os prédios construídos, só tem que recuperar, fazer o cadastramento e formar a parceria", disse o ministro. Na avaliação dele, "resolver problema de habitação no Brasil passa por essas questões que temos aqui, aparentemente complicadas, mas até mais simples".
Os imóveis foram destinados ao Programa Nacional de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais, iniciado pelo ministério em 2004. A obra mais significativa será o conjunto om 167 unidades habitacionais distribuídas em blocos de 11 andares, construído com recursos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).
Representantes do Movimento de Moradia Unificação Lutas e Cortiços (ULC) acompanharam a visita do ministro. Queremos que isso [o terreno] se transforme em um grande conjunto habitacional, para as pessoas morarem próximas de tudo: do emprego, do metrô, do centro de São Paulo, aonde tem tudo, todas as infra-estruturas consolidadas, pediu Donizete Vilar, de 43 anos.
Vilar lembrou que o local está abandonado há mais de 20 anos. A previsão do ministério é de conclusão da obra em um ano e meio.