Ao menos 594 policiais civis prenderam hoje 163 pessoas - 120 foragidos de presídios e 43 presas em flagrante - na Operação Papai Noel, de repressão a diversos tipos de crimes cometidos nos 45 municípios das delegacias seccionais de Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí e Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Entre os presos está Rafael Fernando Custódio, que responde por supostos crimes de roubo, tráfico de drogas e formação de quadrilha. Segundo policiais, ele estava foragido há quase um ano.
De acordo com o delegado do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter 2), Antonio Luis Tuckumantel, além dos 163 adultos foram detidos 11 adolescentes e apreendidos 5,2 quilos de entorpecentes (entre maconha, cocaína e crack), 28.561 produtos de contrabando e pirataria (entre CDs, DVDs, óculos, tênis e roupas), 59 máquinas do tipo caça-níquel, 95 veículos e nove armas de fogo. Um bingo de Bragança Paulista foi fechado.
"Foi uma limpeza de fim de ano", afirmou Tuckumantel. "Fazemos essas operações sem aviso prévio algumas vezes no ano e os resultados costumam ser satisfatórios, já que há ações criminosas o tempo todo nessas regiões", disse. Durante a operação, que durou das 6 às 17 horas, os policiais conseguiram recuperar a carga de malotes de um veículo dos Correios e Telégrafos de Campinas e impedir o seqüestro-relâmpago de uma vítima, na mesma cidade.