A polícia e o Ministério Público Estadual (MPE) vão investigar a origem do dinheiro usado na compra de 60 aparelhos de televisão adquiridos pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). As TVs serão usadas para que os presos possam assistir aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Alemanha. O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, admitiu ontem que autorizou a entrada dos aparelhos nas penitenciárias. "Não vi nada de mal, desde que não comprometa a segurança", disse.
Os aparelhos devem ser instalados em áreas comuns dos presídios, as chamadas galerias, funcionando como uma espécie de telão. A compra faz parte da estratégia do PCC de se tornar simpático aos demais presos. Furukawa afirmou não saber a origem das TVs, quem as comprou ou qual o tipo e o tamanho dos aparelhos.
Com a transferência dos 765 líderes do PCC e os principais ladrões e seqüestradores do Estado para a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, os chefes da facção ficaram sem as TVs, o que os deixou contrariados, pois iam perder os jogos do Brasil na primeira fase da Copa. Decidiram, então, incluir o recebimento das TVs em Presidente Venceslau nas reivindicações apresentadas ao governo para o término dos ataques e das rebeliões.
Na tarde de ontem, o procurador-geral de Justiça do Estado, Rodrigo Pinho, disse que será instaurado um procedimento para investigar a origem do dinheiro. Será um inquérito paralelo àquele instaurado na Promotoria de Execuções Criminais de Presidente Prudente para investigar o teor da conversa do líder do PCC Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, com a advogada, Iracema Vasciaveo, um coronel da Polícia Militar, um delegado da Polícia Civil e o corregedor da Administração Penitenciária, Antonio Ruiz Lopes.
Ao mesmo tempo que Pinho, o delegado-geral Marco Antônio Desgualdo afirmou que um inquérito do Departamento Estadual de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) vai verificar a origem das TVs e do dinheiro usado para comprá-las. "Ir atrás das finanças do PCC é uma das táticas que a polícia vai usar para combater essa facção criminosa."