A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado em 92,1 mil postos de todo o País, entre 8h e 17 horas, no horário de Brasília. A meta é imunizar pelo menos 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, ou 95% do total da população nessa faixa etária. Apesar de a doença estar erradicada no Brasil desde 1989, a vacinação é fundamental para impedir a volta do vírus.
Todas as crianças até cinco anos devem ser vacinadas, mesmo que estejam doentes. A única restrição é para aquelas que estejam passando por tratamento de radioterapia ou quimioterapia. Também devem participar as crianças que foram vacinadas na primeira fase da campanha, realizada em 16 de junho, e estão com a carteira vacinação completa. Isso porque a nova dose vale como reforço.
É importante levar a carteira de vacinação da criança, porque outras vacinas do calendário nacional estarão disponíveis, como a tetravalente - difteria, tétano, coqueluche e infecções por hemófilo -, tríplice viral - sarampo, rubéola e caxumba -, rotavírus e hepatite B.
Para essa fase da campanha, foram distribuídos 27 milhões de doses da vacina contra poliomielite. O ministério da Saúde informa ter investido R$ 14 milhões nessas aquisições, além de ter repassado R$ 6,3 milhões aos Estados para operacionalizar a vacinação. Em São Paulo, a campanha contará com 20 mil postos de saúde, que receberam 4,7 milhões de doses da vacina. A expectativa é imunizar 3 milhões de crianças.