Determinação foi publicada no Diário Oficial desta quinta | Foto: Divulgação | Tamar
A unidade do Projeto Tamar do município baiano de Camaçari foi extinta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outras duas bases avançadas localizadas nas cidades Parnamirim (RN) e Pirambu (SE) também foram fechadas pelo órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, comandado por Ricardo Salles. A determinação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 28. No início da noite, o ministério negou extinção de unidades e disse que atualizou endereços dos Centros de Pesquisa.
No entanto, foi formalizada a criação de uma nova base avançada em Salvador. A unidade de Sergipe foi a primeira criada pelo famoso projeto de conservação de tartarugas marinhas no país, mas estava desativada desde o fim do ano passado.
Segundo reportagem da Época, a mesma portaria decidiu que, além do Tamar, outras bases avançadas dos centros nacionais de pesquisa e conservação só ficarão ativas se existir comprovação da necessidade de ações de estudos e conservação durante todo o período do ano.
Tal necessidade deve ser comprovada através de projetos e de planos de trabalho, que devem ser aprovados pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio.
Conteúdo esteve presente no Diário Oficial da União desta quinta | Foto: DOU