Os geradores termelétricos deverão começar a fornecer energia nas duas subestações a partir de hoje, 21 | Foto: Divulgação | Ministério de Minas e Energia
Após 19 dias de apagão elétrico no Amapá, o presidente da República, Jair Bolsonaro, visitou o Macapá, capital do estado, acompanhado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ambos visitaram a subestação Santana e pretendiam visitar também a subestação Santa Rita, ambas em Macapá.
Os geradores termelétricos deverão começar a fornecer energia nas duas subestações a partir de hoje, 21, segundo o Ministério de Minas e Energia.
Bolsonaro, sem máscara, não discursou, de acordo com a TV Brasil. Em um dos momentos, ele apertou um botão de um dos equipamentos do local e conversou com técnicos e políticos, além de tirar fotos.
No estado, eles estiveram acompanhados do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O retorno do presidente da República a Brasília está previsto para o final da tarde de hoje.
O Governo Federal tem auxiliado no transporte de geradores de fora do estado para o Amapá a fim de suprir o fornecimento de energia de forma emergencial.
90% da população do estado ficou no escuro, após um incêndio atingir uma subestação sob concessão de uma empresa privada, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE). Um transformador foi danificado totalmente e outro foi avariado em parte - dias depois, consertado. Um terceiro equipamento reserva estava em manutenção há meses. Dessa forma, a energia às pessoas foi interrompida.
A energia começou a ser restabelecida no dia 7, mas em regime de rodízio. Mas, um novo apagão ocorreu na noite de 17 de novembro.
A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que outro transformador transportado de Laranjal do Jari para Macapá entre em operação na próxima quinta-feira, 26, em que o estado deverá ter disponibilidade de energia superior ao dia 3 de novembro.