Tragédia matou 19 pessoas, poluiu o Rio Doce e destruiu três vilarejos | Foto: Divulgação | Instituto Últimos Refúgios
Cinco anos após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, a mineradora Samarco voltou a operar na região. As atividades da empresa foram retomadas nesta sexta-feira, 11.
No dia 5 de novembro de 2015, a tragédia matou 19 pessoas, além de poluir o Rio Doce e destruir três vilarejos: Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira. Segundo informações do G1, até então, ninguém foi julgado e nenhuma casa foi entregue aos atingidos.
De acordo com a publicação, a prefeitura de Mariana afirmou que até mesmo a extração de minério de ferro foi retomada, o que a Samarco nega. A licença para retorno das operações foi concedida em outubro do ano passado e o anúncio da retomada foi feito pelo prefeito da cidade, Duarte Júnior (Cidadania), em suas redes sociais.
“Recebi ontem, em meu gabinete, para uma reunião de trabalho, o presidente da Samarco, Rodrigo Alvarenga Vilela, e informo a todos vocês que a empresa retorna as suas atividades hoje. Não haverá cerimônia ou evento para marcar o momento, respeitando as normas e também todos os familiares e vítimas do rompimento da barragem”, disse ele.
Ele ainda afirmou que a volta das atividades da Samarco será "positiva" para a cidade. "Nossa economia vem melhorando, dentro do possível, mas reconheço a importância da mineradora na geração de emprego neste momento e tenho a certeza que o reflexo deste retorno será positivo para milhares de famílias e, consequentemente, para toda cidade", declarou.