Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Qua, 26/10/2016 às 13:35

Mostra SP empolga com filme coreano de zumbis

Rafael Carvalho | Especial para A TARDE

Você:


Seu Amigo:


Para enviar para outro(s) amigo(s), separe os e-mails com ","(vírgula).

Ex.: nome@exemplo.com.br, nome@exemplo.com.br

Máximo 200 caracteres


(*) Todos os campos são obrigatórios

Reportar Erro:

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas pelo A TARDE preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Máximo 200 caracteres

(*) Todos os campos são obrigatórios

-A A+
  • Divulgação

    Cena do filme Invasão Zumbi - Foto: Divulgação

    Cena do filme Invasão Zumbi

Os zumbis invadiram a Coreia do Sul. Filme que empolgou o Festival de Cannes, Invasão Zumbi foi exibido em sessão de meia-noite na Mostra SP e é, desde já, uma das pérolas do evento.

Chega a ser estranho um filme com proposta tão comercial sendo exibido em um festival assim, mas os coreanos provam que sabem fazer muito bem cinema de entretenimento, não deixando nada a dever aos norte-americanos. Para os fãs de filme catástrofe e tramas que envolvem mortos-vivos atacando pessoas gerando caos e calamidade, o filme é um prato cheio, divertido e empolgante. O fiocondutor é a trama de um pai, rico empresário, que leva a filha pequena para visitar a mãe numa cidade próxima. Mas o trem que os leva passa a sofrer um ataque de zumbis que estão tomando conta de Seul.

Os mortos-vivos aqui são uma clara referência ao conceito que Danny Boyle desenvolveu em Extermínio: os zumbis correm e se locomovem com agilidade, tornando a caçada ainda mais insana e perigosa. O longa coreano tem previsão de estreia para o dia 24 de novembro.

Drama demais

Outro filme que atraiu grande público da Mostra foi o thriller americano Animais Noturnos, dirigido por Tom Ford (famoso estilista que agora se dedica à direção). A dona de uma galeria de arte Susan Morrow (Amy Adams) recebe de seu ex-marido a cópia de um livro que ele acabou de escrever.


Foto: Divulgação

O filme se divide em dois tempos narrativos: a vida de Susan, que acabou trocando o ex Edward (Jake Gyllenhaal) por um homem bem-sucedido, mas cujo casamento está cada vez mais frio e distante, e a narrativa do próprio livro que ela lê.

A história diz respeito a um homem (também vivido por Gyllenhaal) que viaja à noite na estrada com a mulher e a filha adolescente, quando são abordados por jovens criminosos. Os desdobramentos são desastrosos. Ao ler essa impactante história, Susan acredita que o livro seja inspirado no turbulento relacionamento dela com o escritor e fica obcecada pela história.

Ford, que já havia feito o belo drama romântico Direito de Amar, tropeça bastante aqui. Primeiro porque tenta a todo instante correlacionar as duas narrativas, forçando muitas associações fáceis e frágeis. Depois porque investe num tom altamente dramático quando as situações são muito mais simples e sem a grande pompa que o filme faz parecer que elas têm. No fundo, é muito barulho por muito pouco.

A previsão de estreia é para 29 de dezembro nos cinemas.

Casais em conflitos

Vindo do cinema iraniano, outro filme visto na Mostra lida com questões de casais em desavenças. Trata-se de O Apartamento, filme do incensado diretor Asghar Farhadi, diretor do premiado A Separação.

Emad (Shahab Hosseini, escolhido melhor ator em Cannes) é um dramaturgo que está envolvido na encenação de A Morte do Caixeiro-Viajante. Vive com a esposa (Taraneh Alidoosti) que também é atriz e participa da peça. Certo dia, a casa deles é invadida e ela é violentada por um homem desconhecido.

A tragédia muda completamente a dinâmica do casal, e o filme passa a estabelecer a dificuldade de comunicação que surge entre eles, enquanto o marido busca descobrir quem foi o violador.

Farhadi (também vencedor do prêmio de roteiro em Cannes) trabalha os não-ditos e os segredos de cada um, ainda que o filme fique girando ao redor dos mesmos conflitos. Mas na parte final, a trama se afunila e o filme ganha em complexidade, colocando em xeque a moral dos personagens, mesmo do protagonista.


comentários(0)
  • comentar

    Esqueceu sua senha?

    Digite aqui seu e-mail

    Esqueceu seu login e/ou senha?

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias

28/10/2016 às 19:12

Elle é um dos filmes mais provocadores da Mostra SP - Foto: Divulgação

Elle é um dos filmes mais provocadores da Mostra SP

21/10/2016 às 10:20

Mostra de Cinema São Paulo promove festa da cinefilia - Foto: Divulgação

Mostra de Cinema São Paulo promove festa da cinefilia

04/08/2016 às 19:27

Mostra de cinema em Salvador terá oficina de animação grátis

A Mostra Retrospectiva de Cinema de Animação Brasileiro...

11/07/2016 às 15:24

Animação baiana conquista prêmio na 15ª Mostra de Cinema - Foto: Divulgação

Animação baiana conquista prêmio na 15ª Mostra de Cinema

< >

Imprimir

imagem

Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.

Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf

Deseja realmente imprimir? nãosim

Botão Fechar
Copyright © 1997 - Grupo A TARDE.Todos os direitos reservados.
Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA. CEP: 41.820 - 570 Tel.: ( 71 ) 3340 - 8500 | Redação: ( 71 ) 3340 - 8800
últimas notícias