A Bradesco Asset Management (BRAM) foi a grande vencedora da terceira edição do Ranking AE Projeções. Em cerimônia no Hotel Renaissance, em São Paulo, a economista-chefe da instituição, Ana Cristina da Costa, recebeu no início da noite de hoje das mãos do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, o prêmio de primeira colocada no ranking na categoria Top 10 Geral. A equipe da BRAM foi a que, na média dos quatro trimestres de 2008, fez as projeções mais próximas dos resultados efetivos. Nesta categoria são avaliadas as previsões para sete indicadores: inflação (IPCA e IGP-M), Selic, dólar, Produto Interno Bruto (PIB), balança comercial e relação dívida/PIB.
Ana Cristina e equipe também foram contempladas com a terceira colocação no Ranking AE Projeções Top 10 Básico, que considera as previsões apenas para inflação, Selic e dólar. No ano passado, o grande vencedor do Ranking AE Projeções foi a equipe de economistas da Unibanco Asset Management, à época comandada pelo economista Alexandre Mathias. Neste ano, com as previsões feitas para 2008, a UAM ficou com a segunda colocação no Top Geral e ainda levou para a instituição a estatueta pela quarta posição no Top 10 Básico.
O Banco Safra de Investimentos, que marcou presença entre os vencedores da primeira edição do Ranking AE Projeções, foi o terceiro colocado no Top Geral de 2008 e assumiu o segundo lugar no Top Básico. A Opportunity Asset Management também levou dois prêmios. A instituição foi a quarta colocada no Ranking Top 10 Geral e oitava no Top Básico.
Comandada pelo economista Alexandre Póvoa, a equipe de economistas da Modal Asset Management foi a quinta a fazer projeções mais próximas dos resultados efetivos no âmbito do Ranking Top 10 Geral e a primeira no Básico. A Votorantim Corretora também recebeu dois troféus na cerimônia de hoje, pela sexta posição nas duas categorias do Ranking.
O diretor de Economia e Riscos do Banco Cooperativo Sicredi, Paulo Barcellos, também levará para Porto Alegre duas estatuetas. O banco gaúcho ficou em sétimo lugar no Top 10 Geral e na nona posição no Top Básico. A oitava contemplada da noite no Top Geral foi a BNY Mellon ARX. A instituição foi seguida na nona posição pela equipe da MCM Consultores, representada no evento por seu sócio-diretor Cláudio Adilson, que também subiu ao palco para receber o prêmio pelo quinto lugar na versão Top Básico.
A Itaú Asset Management, comanda pelo economista-chefe José Mauro Delella, fechou a entrega dos prêmios para o Top 10 Geral. Na sétima posição do Ranking AE Projeções Top 10 Básico, ficou a Ventura Gestão de Recursos. A Ativa S/A Corretora de Títulos de Câmbio e Valores conquistou a 10ª colocação do Top 10 Básico.
HotsiteDurante todo o ano passado, mais de 50 instituições inseriram suas projeções no site ae.com.br/rankingaeprojecoes. Criado pela Agência Estado, com metodologia própria para reunir e avaliar os dados fornecidos, o ranking contempla as instituições cujas previsões mais se aproximam dos indicadores efetivos.
Estão aptos a participar do ranking bancos, corretoras, assets, consultorias, empresas privadas e públicas, além de instituições de ensino e outras que façam, periodicamente, projeções para indicadores econômicos. No sistema do ranking, as instituições participantes inserem suas estimativas para os seis trimestres subsequentes e para o ano fechado. A cobertura completa do evento de premiação será publicada no hotsite: www.ae.com.br/hs/rankingaeprojecoes.