O jornal português Diário Econômico publicou hoje que o brasileiro Fernando Pinto deverá ser o próximo presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). É a associação internacional mais importante da aviação, que tem como funções decidir sobre normas de segurança em aviões e aeroportos.
A eleição vai ocorrer no congresso da associação, a ser realizado nos dias 4 e 5 de junho em Vancouver, no Canadá. A Iata tem como associadas 250 empresas de 136 países, representando 94% do tráfego aéreo mundial. Será a primeira vez que um brasileiro presidirá a associação.
Criada em 1945, a associação tem um papel de reguladora da aviação comercial internacional. Entre as decisões tomadas pela Iata estão os prazos para revisão e manutenção de aeronaves, tarifas comuns às empresas aéreas e harmonização de práticas na indústria - desde procedimentos em aeroportos até etiquetas nas bagagens. Também define regras para a formação dos funcionários das empresas e faz a compensação das passagens entre empresas.
Atualmente, Fernando Pinto é o presidente-executivo da empresa aérea portuguesa TAP, cargo que ocupa há cinco anos. Ele não deixará sua função na TAP para exercer o mandato na Iata, que tem a duração de um ano. Durante o atual mandato de Chew Choon Seng, presidente da Singapore Airlines, Fernando Pinto ocupava um lugar no conselho de administração da Iata. Antes de ser presidente da TAP, ocupou a presidência da Varig.