A cidade americana de Miami será a sede do II Congresso Americano de Biocombustíveis, em fevereiro de 2008, anunciaram seus organizadores hoje, em Buenos Aires, onde foi encerrada a primeira edição do fórum.
"Queremos que a próxima reunião seja mundial, não apenas continental. É preciso pensar nos maiores consumidores de biocombustíveis", disse o brasileiro Roberto Rodrigues, diretor da Comissão Interamericana do Etanol e ex-ministro da Agricultura.
Rodrigues, também diretor da Fundação Getulio Vargas, quer atrair para o fórum os países europeus e asiáticos, que aparecem entre os mais interessados em mudar a matriz energética baseada em combustíveis fósseis, derivados do petróleo.
"A África também pode se tornar um grande produtor de etanol", comentou, ao defender a necessidade de avançar no desenvolvimento de combustíveis baseados em recursos renováveis, como a cana de açúcar, os grãos oleaginosos e os resíduos florestais, entre outros.
O congresso foi organizado pela Fundação Interamericana de Desenvolvimento (FIAI), dos Estados Unidos, e pela Campo em Ação, da Argentina.