A marca de refrigerantes Pepsi, que no Brasil é fabricada pela AmBev, anunciou hoje sua nova estratégia de comunicação no mercado nacional, com foco no público jovem e na internet. "A marca passa a se comunicar com os jovens por meio de diversos temas relevantes para esse público. No Brasil, são seis: música, viagem, festivais, emoticons, fotos e downloads", diz a empresa em comunicado.
A estratégia inclui a adoção de seis visuais diferentes em embalagens e novas peças de divulgação. Ao todo, serão sete filmes, quatro internacionais e três nacionais, criados pela agência AlmapBBDO. A assinatura deixa de ser "Arrisque mais. Viva mais" e passa a ter várias versões. No caso do tema Foto, por exemplo, a assinatura é "Sorrir, Viver, Mostrar, Inventar, Conhecer, Fotografar, Muito". Já em Download: "Enviar, Baixar, Divertir, Navegar, Interagir, Personalizar, Muito".
A internet será a principal ferramenta de comunicação. Entrarão no ar seis sites diferentes, cada um relacionado a um dos temas, onde o consumidor vai poder participar de forma interativa. Cada embalagem divulga seu respectivo site, que foi criado pela AlmapBBDO. Além disso, a marca disponibiliza um conteúdo para ser baixado via celular por meio da tecnologia WAP.
"Acabou o espaço para a comunicação impositiva, onde o consumidor era um mero espectador. Com essa mudança, Pepsi abre um canal constante de interação com os jovens, convidando-os a explorar assuntos do seu interesse", disse, em nota, o diretor de marketing de Pepsi, Gustavo Siemsen.
Segundo a companhia, todo o projeto levou seis meses para ser implementado no Brasil. Conforme a Pepsi, diversas pesquisas validaram cada passo a ser seguido, desde as embalagens até o conteúdo de internet. "Fomos entender a fundo os assuntos de maior interesse dos jovens e deixamos eles nos sugerirem como trabalhar cada tema" afirmou Siemsen no comunicado.