Na luta para incrementar cada vez mais os números do setor aéreo, fabricantes de aviões dos Estados Unidos surgem com uma proposta inédita e um tanto inusitada. As empresas prometem projetar novos aparelhos para que os passageiros da classe econômica viajem de pé. Com a mudança, as companhias aéreas terão mais assentos disponíveis para venda.
Se aceita, as poltronas dos novos aviões serão substituídas parcial ou totalmente por apoios verticais com cinto de segurança, um pequeno apoio para as costas e outro para a cabeça. Os 77,5 cm dos assentos atuais da classe econômica estariam reduzidos e 62 cm dos sustentadores verticais.
Cada vôo de um Airbus 380, por exemplo, poderá aumentar de 500 para 853 passageiros na classe econômica. Segundo o jornal The New York Times, a Airbus será a primeira companhia a oferecer a novidade.
De acordo com o jornal, se as condições de segurança estiverem garantidas, não há nenhum obstáculo legal para que as companhias aéreas norte-americanas adotem o serviço.