O Palácio do Planalto entrou na negociação e conseguiu adiar novamente a votação do projeto de lei que propõe regras para ao setor de tevê por assinatura, na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. O presidente da comissão, deputado Valter Pinheiro (PT-BA), anunciou, nesta manhã, que será realizada nesta tarde uma reunião das lideranças partidárias para discutir o assunto. A proposta é polêmica e sua votação já foi adiada na Comissão por seis vezes.
O substitutivo do deputado Jorge Bittar (PT-RJ) abre integralmente o mercado de distribuição da tevê por assinatura às empresas de telefonia, além de criar um sistema de cotas da programação para incentivar o conteúdo nacional e de produtoras independentes. Segundo parlamentares da comissão, a maior resistência ao projeto partiria da Rede Globo, mas a polêmica ganhou força com as declarações do ministro das Comunicações, Hélio Costa, contra o projeto.
De acordo ainda com deputados da comissão, Costa teria telefonado a outros ministros, inclusive a da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, pedindo para que o projeto não fosse votado.