O deputado Homero Pereira (PR-MT) afirmou hoje que não está definida uma nova data para a reunião entre parlamentares da bancada ruralista e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, para discutir o pacote de medidas para renegociação das dívidas dos produtores rurais. O deputado é presidente da Comissão Nacional de Endividamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O deputado informou que o setor produtivo esperava para hoje uma reunião com os dois ministros para retomar as discussões, mas ainda não há confirmação. O encontro que aconteceria no fim da tarde de ontem entre as lideranças rurais e as autoridades do Executivo foi cancelado, sob a alegação de que o Ministério da Fazenda ainda estaria avaliando o documento com os tópicos defendidos pelo setor, entregue na última quinta-feira (dia 27) pela CNA, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelas Comissões de Agricultura da Câmara e do Senado.
No documento, produtores rurais e parlamentares citam quatro pontos fundamentais para equacionar o passivo. Eles querem o alongamento dos débitos até 2025, juros de 4% ao ano, carência mínima de um ano para início do pagamento das parcelas e depuração do saldo das dívidas, visando corrigir as distorções causadas pela inscrição na Dívida Ativa da União.
No primeiro encontro entre ministros e as lideranças rurais, no início da semana passada, o Governo se dispôs a renegociar R$ 56,3 bilhões, enquanto o passivo das operações de crédito rural totaliza R$ 87,5 bilhões. As informações são da assessoria de imprensa da CNA.