A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, informou hoje, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que já acompanha e continuará acompanhando o preço dos combustíveis.
Segundo a Seae, o monitoramento já é uma prática em que procura identificar todo tipo de conduta lesiva à concorrência, preços abusivos e eventual prática de cartel pelas empresas. A secretaria informou que o consumidor pode denunciar irregularidades à Ouvidoria do Ministério da Fazenda, à própria Seae na página da secretaria na internet e por meio do "Clique Denúncia" na página da Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, na internet. Segundo a Seae, a SDE tem competência específica para fazer a fiscalização.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no programa radiofônico "Café com o presidente", estimulou, hoje, os consumidores brasileiros a ficar atentos à evolução dos preços dos combustíveis e a apresentar denúncias aos órgãos competentes quando souberem de abusos.