O presidente da TAP, Fernando Pinto, apresentou nesta segunda-feira ao juiz Luiz Roberto Ayoub, encarregado do processo de recuperação judicial da Varig, proposta de compra da empresa, segundo uma fonte ligada ao Tribunal de Justiça.
O valor da oferta não foi informado, mas seria uma aquisição em consórcio com a Air Canada e o fundo de investimento norte-americano Brookfield.
Em Lisboa, um porta-voz da companhia portuguesa afirmou à Reuters que a "TAP não tem comentários a fazer mas continua a acompanhar o processo da Varig".
Com frequência o nome da TAP aparece entre as interessadas em assumir as operações da Varig. A empresa portuguesa adquiriu no final do ano passado, por meio da AeroLB, a VEM e a VarigLog, antigas subsidiárias de manutenção e logística da Varig, respectivamente. Depois, a AeroLB vendeu a VarigLog para a Volo do Brasil.
O presidente da companhia aérea portuguesa já manifestou repetidas vezes seu interesse pela Varig.
No final de abril, o executivo da TAP --que já presidiu a própria Varig-- disse que só injetaria recursos na empresa brasileira depois de sua reestruturação financeira e operacional.
Recentemente, a AeroLB, empresa de propósito específico formada pela TAP para a compra da VEM, visitou o "data room" (sala de informações) da Varig montado antes do leilão de venda da empresa brasileira. No leilão, contudo, apenas a NV Participações, que representa os Trabalhadores do Grupo Varig, apresentou proposta de compra.