A companhia aérea TAP comprou sua concorrente Portugalia por 140 milhões de euros (178 milhões de dólares) depois de assinar um acordo com os principais acionistas da empresa, informou a TAP em comunicado nesta segunda-feira.
A companhia aérea estatal informou que o acordo firmado com a proprietária da Portugalia, o Grupo Espírito Santo, também inclui uma opção de compra de 6 por cento da empresa de administração aeroportuária Groundforce por outros 4 milhões de euros.
A TAP informou ainda que a Portugalia será adquirida sem dívidas. O acordo terá que ser aprovado pelo órgão regulador português.
"Essa aquisição permitirá à TAP ganhar uma nova dimensão, necessária para competir de maneira mais equilibrada com outras empresas estrangeiras", afirmou o presidente-executivo da companhia, Fernando Pinto, no comunicado.
Embora a Portugalia vá permanecer independente, a TAP disse que pretende introduzir mudanças nos cronogramas de vôo para aproveitar a sinergia, especialmente entre Lisboa e Porto.
O governo português deve vender parte de suas ações da TAP em 2007, como parte de um programa de privatização de dois anos.