A Texas Instruments, maior fabricante mundial de chips para telefones celulares, espera que chips para aparelhos baratos nos mercados emergentes representem a maior parte de suas vendas nos próximos anos, num momento que a empresa busca conquistar novos clientes nesses mercados, disseram executivos na terça-feira.
A indústria de celulares aposta nas vendas para usuários de celulares de primeira viagem em regiões como Ásia, África e América Latina para conseguir boa parte de seu crescimento futuro. Em alguns países dessa região, menos de 10 por cento da população tem telefone celular.
A Texas Instruments informou que já vende chips para sete dos oito principais fabricantes de celulares de preço baixo, que custam entre 25 e 70 dólares para serem feitos.
A expectativa da empresa é expandir seus mercados ao conseguir novos negócios com fornecedores menores que também atuam nesse segmento.
"A maioria dos volumes nos próximos anos será nessa faixa dos 70 dólares ou menos", disse na terça-feira o diretor de marketing Avner Goren, durante uma apresentação no encontro anual de analistas da companhia.
A maior fabricante mundial de telefones celulares, a Nokia,, maior cliente da Texas Instruments, e a Motorola também apostam nos mercados emergentes para garantir seu crescimento futuro.
A Texas Instruments também vende chips para telefones celulares mais caros, que podem suportar aplicativos avançados, como televisão móvel. Executivos disseram que a companhia fornece chips para seis dos sete principais fabricantes desse tipo de aparelho