Cláudio Tinoco (C), titular de Turismo de Salvador, durante encontro na quarta-feira, 2, com diretoria do Grupo A TARDE
Salvador deve intensificar ainda mais as ações voltadas para o marketing turístico no ano que vem. Só de recursos previstos para essa finalidade provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), serão R$ 17 milhões.
A capital baiana já tem apostado em novas plataformas digitais de promoção com investimentos da ordem de R$ 5 milhões por ano. Os números foram divulgados na quarta-feira, 2, à reportagem de A TARDE pelo secretário municipal de Turismo, Cláudio Tinoco, que espera, para 2019, um fluxo turístico bem superior ao de 2018, “que já foi considerado um ano bom”, como ressaltou.
A previsão é que a cidade receba, aproximadamente, três milhões de visitantes na alta estação que se aproxima, superando os 2,7 milhões verificados no mesmo período no ano passado.
“Aliado a todo o trabalho de marketing, realização de grandes eventos, como o Réveillon, e a requalificação de toda a cidade, temos ainda a nosso favor, a partir deste segundo semestre, a rápida acomodação do mercado da aviação, após a crise da Avianca no primeiro semestre”, destacou Tinoco.
“Todas as companhias já confirmaram voos extras para a alta estação”, completou. O secretário ainda ressaltou que, mesmo com o ‘efeito Avianca’, Salvador verificou um aumento de 2,4% do fluxo turístico no primeiro semestre do ano, em relação aos primeiros seis meses de 2018.
Crescimento
“Nosso foco é consolidar esse aumento progressivo do fluxo turístico em Salvador, com elevação deste índice de crescimento para 10% na alta estação”, declarou Tinoco, ao visitar na quarta a sede do Grupo A TARDE. Ele foi recebido pelos diretores Hélio Tourinho (comercial), Luciano Neves (novos negócios), Mariana Carneiro (redação) e Caroline Góis (Portal A TARDE).
Tinoco relacionou ainda algumas ações promocionais que a prefeitura da capital baiana vem investindo, a exemplo de um canal no YouTube que já tem 42 mil inscritos, superando o canal oficial de turismo no governo brasileiro na mesma plataforma, que soma menos de 15 mil inscritos, segundo apontou o secretário. Convite a jornalistas especializados, inscrição de praias baianas para obtenção de certificação de qualidade ambiental e o lançamento de programas associados à cultura, a exemplo do Follow The Music, bem como o estímulo à promoção da canonização de Irmã Dulce também integram a lista de ações.
O orçamento da pasta do Turismo municipal deste ano (R$ 130 milhões) foi, segundo ele, inflado pelas obras do novo centro de convenções, a ser inaugurado em dezembro. Não foi à toa: o equipamento é uma aposta para a retomada do turismo de eventos na cidade. “Desde o lançamento do projeto, a prefeitura já vinha trabalhando na promoção, tendo prospectado, junto com a empresa que vai explorar o equipamento, cerca de 30 eventos até 2024”, disse. Um dos maiores, o Afropunk, está praticamente acertado, mas será confirmado em novembro.