Funcionamento das linhas de transmissão é fundamental para estado se manter líder nacional na geração de energia eólica e solar
A Bahia foi o estado com a maior quilometragem de linhas de transmissão concluídas no Brasil em 2020, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ao todo, houve a adição de 1.428,5 km de extensão do material, que é responsável pelo escoamento da energia elétrica gerada nas usinas para alimentar o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Conforme a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o funcionamento das linhas de transmissão é fundamental para o desenvolvimento energético baiano, pois contribui para a Bahia se manter líder nacional na geração de energia eólica e solar. O estado gerou 15.352,93 GWh na fonte eólica entre os meses de janeiro e novembro de 2020, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A fonte fotovoltaica registrou produção de 1.663,77 GWh no mesmo período.
A Seinfra realiza o acompanhamento das obras realizadas pelas empresas do setor energético no território baiano. De acordo com informações do órgão, reuniões do Grupo de Trabalho Bahia e Sergipe, que é uma parceria entre Seinfra e a ONS, ajudam a resolver situações existentes relacionadas às obras de linhas de transmissão em ambos os estados.