Moeda brasileira passou a circular após a desvalorização do bolívar, moeda venezuelana
A cidade de Santa Elena de Uairén, município com cerca de 55 mil habitantes localizado ao sul da Venezuela, está utilizando o real em sua economia. A moeda brasileira passou a circular após a desvalorização do bolívar, moeda venezuelana.
Segundo o UOL, o real vem sendo utilizado pela proximidade de 20 quilômetros da cidade com o Brasil e pela hiperinflação, o que acaba estimulando a substituição por moedas diversas como os dólares, euros e pesos colombianos.
Ainda de acordo com a publicação, o uso do real na economia de Santa Elena ganhou força a partir de agosto de 2018, quando o Banco Central da Venezuela desvalorizou o bolívar em 95,8%.
A cotação da moeda brasileira variou entre 308 mil e 320 mil bolívares por real. Já o dólar chegou a ser negociado a mais de 1.851.000 bolívares na quinta-feira, 25.