Charles reassume o Bahia a quatro jogos do fim do Brasileirão
Foi uma semana das mais tumultuadas no Fazendão. Entre técnicos demitidos, rojões disparados e treinos cancelados, o técnico Charles Fabian teve pouco tempo para promover as mudanças radicais que prometeu quando foi anunciado como comandante até o final do ano.
Mas quando pôd timee trabalhar a equipe - mais precisamente na quinta e na sexta -, o treinador mostrou serviço: são pelo menos seis mudanças em relação ao que entrou em campo no último domingo, na última partida de Gilson Kleina, para enfrentar o Goiás.
Além da mudanças nas peças, Charles colocará em campo um time bem mais novo que o seu antecessor. Na última equipe de Kleina, a média de idade, impulsionada por atletas como Lincoln (35) e Léo Gago (31), era de quase 28 anos. Na nova escalação, graças a jogadores como Railan (20), Pará (19) e Bruno Paulista (19), a média de idade cai para 25 anos.
A defesa será o setor mais jovem: Railan e Pará ganharam as vagas de Roniery (26 anos) e Guilherme Santos (26) nas laterais. A dupla de zaga, comprometida pela lesão de Demerson - que deixou de treinar durante a semana com dores no joelho -, segue formada por Lucas Fonseca e Titi.
A presença de Lincoln no meio é justamente a única dúvida. Na quinta-feira, ele treinou entre os titulares num esquema que lembra o 4-2-3-1 montado por Marquinhos Santos no início da temporada. Ele e Kieza se revezavam na chegada ao ataque, enquanto Guilherme Santos e Galhardo atuaram como pontas. O desempenho, no entanto, não foi dos melhores.
Na sexta, no entanto, Rafael Miranda entrou na vaga de Lincoln, num esquema mais cauteloso. Charles distribuiu os jogadores num 4-1-4-1, que tinha Fahel à frente da zaga e Bruno Paulista ao lado de Miranda no apoio ao ataque. Outra possibilidade é jogar com Henrique ou Rafinha no lugar de Miranda para ajudar no ataque.
A principal surpresa, o retorno de Galhardo, justifica-se pela aposta na bola parada. Nos dois dias treinados durante a semana, Charles parou a atividade para que o lateral repetisse cobranças de falta e de escanteio na área. O retorno de Fahel ao time titular depois de quase um mês também reforçar a jogada aérea do Esquadrão.
Esquadrão enfrenta a catuense na preliminar
Hoje, o Tricolor enfrenta a Catuense, às 13h30, na Fonte Nova, na partida preliminar de Bahia x Corinthians. O jogo é válido pela última rodada da primeira fase da Taça Governador do Estado